A química em setembro


A Química em setembro

Setembro é o mês da Mara (professora, química, esposa,amiga...) em sua homenagem escolhi um texto seu para o Blog QuiWebOrg
Extraído da Agenda Quimica AIQ-2011

 AQuímica, as flores os cheiros e as cores.... 

É no mês de setembro,no dia 23 que inicia a Primavera. Talvez seja durante esta época do ano que a Químicado dia a dia seja mais visível por todos nós, através das flores, seu perfume esuas cores.

Os perfumes quesentimos, das rosas, jasmins, lírios, etc... são devido a presença de substânciasquímicas voláteis, compostos orgânicos como a cis-jasmona no jasmim e ogeraniol e citronelol que são os principais constituintes do óleo de rosas. Senão tivéssemos a química a nosso favor, precisaríamos para obter um quilogramade óleo essencial de jasmim cerca de oito milhões de flores e toneladas depétalas de rosas para conseguirmos alguns mililitros da pura essência, maspodemos sintetizar em laboratório o 2-fenil etanol composto que possui o mesmoaroma do óleo de rosas.

O cheiro das flores é muitoimportante para atrair polinizadores, pois animais que possuem pouco estímulovisual, que atuam durante a noite como morcegos ou mariposas, polinizam flores quepossuem forte aroma. As abelhas também respondem ao estímulo do aroma e têmpreferência pelo que nós chamamos de "perfume". Realmente, muitas dasflores que atraem abelhas têm aromas agradáveis, como as violetas.

Ascores das flores são devido à presença de substâncias químicas como osflavonóides, os carotenóides e as clorofilas. As cores dos ipês amarelos e roxos ede outras flores que enfeitam as nossas avenidas, praças e nossas casas durantea primavera são basicamente devido a antocianinas, que são pigmentos da classedos flavonóides e são os principais responsáveis pela coloração rosa, laranja,vermelha, violeta e azul da maioria das flores.    

Asabelhas preferem flores de cores amarela ou azul, são capazes de perceber aregião ultravioleta do espectro eletromagnético, que para nós é invisível. Elassão insensíveis ao vermelho, mas visitam flores vermelhas, guiadas pelapresença de flavonas substâncias que absorvem no ultravioleta. Já osbeija-flores são sensíveis apenas ao vermelho e preferem flores de um vermelhovivo, como os Hibiscos.  Portanto, a nossa percepção visual eolfatória durante a primavera é pura química.
Mara E. Fortes Braibante

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simetria em Química Orgânica

Química Orgânica e Financiamento na Pesquisa

Julho o Mes da Quimica Orgânica