Química Orgânica e Financiamento na Pesquisa

  • A conexão entre a Química Orgânica e o impacto em nossas vidas, ou melhor, com a qualidade de nossas vidas é inegável e paradoxalmente é o ramo da ciência que proporcionalmente, menor aporte econômico recebe. Apesar dessas condições, a quimica orgânica no Brasil tem crescido e ocupa posição destacada no cenário internacional.
O financiamento de ciência e tecnologia é o sustentáculo da pesquisa científica. No Brasil, os investimentos em ciência e tecnologia são proveniente das agências governamentais, o que estabelece uma dependência da política e dos recursos de fontes estatais. A Química orgânica como ciência básica sempre foi desenvolvida em universidades. Assim desenvolvimento de novas metodologias e formação científica se retroalimentam da mesma fonte com seus imutáveis desafios.
  • É inegável o crescimento nos aportes de recursos para ciência e tecnologia pelos governos federais e estaduais. No entanto, o orçamento para 2009 já foi cortado em cerca de R$ 1,4 bilhão dos recursos destinados ao Ministério da Ciência e Tecnologia, imaginem a fatia para pesquisa em quimica básica, especifcamente no caso da Química Orgânica. Entre outras previsões uma era a de produzir 11,5 mil doutores por ano. Afora redução de bolsas, os cortes afetarão diretamente os programas que criam centros de excelência em pesquisa no país, e consequentemente a Química Orgânica será irremediavelmente afetada.
A química orgânica precisa alicerçar seu desenvolvimento a disseminação de informações qualificadas, necessárias para garantir o acesso as oportunidades para que jovens pesquisadores brasileiros, o pequenos grupos participem e possam contribuir na produção do conhecimento e assim capacitem o país como competitiva na área de química orgânica. Evitar a política de reserva de Editas para grupos consolidados. A oportunidade de acesso as oportunidades alternativas de fomento assume um papel vital para a comunidade científica, especialmente para a Química Orgânica.
  • Mas há uma notícia alvissareira que pode ser acessada no site da revista eletronica de jornalismo científico http://www.comciencia.br/comciencia/ (acesso em 24.08.09) no artigo Solução criativa para o financiamento de pesquisas de Andrea Kauffmann Zehe Cássia Sakiyama que aborda a criação do " Sistema de Prospecção de Agentes Financiadores em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Financiar), uma solução inteligente desenvolvida pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e apoiada pela Fundação para o Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), constituiu-se como uma saída criativa para contribuir com a ciência e a geração de conhecimento no país. O Sistema FINANCIAR divulga os agentes financiadores, nacionais e internacionais, que apóiam projetos de P, D & I no Brasil. FINANCIAR aproxima os pesquisadores e gestores das fontes de recursos para seus projetos."
Como acessar o Sistema Financiar
O acesso ao Financiar é liberado por meio de assinaturas institucionais.
Informações: financiarassinaturas@financiar.org.br
ou (31) 3409-6775 e 3409-6532. Portal do Sistema
Financiar: http://www.financiar.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simetria em Química Orgânica

Julho o Mes da Quimica Orgânica