Julho o Mes da Quimica Orgânica

JULHO: O mês da Química Orgânica...

Os livros textos que marcaram minha formação em química orgânica e muitos, na maioria esmagadora, dos que utilizo para montar aulas nesta área, abordam como marco da Orgânica a síntese de Wöhler, planejei então esboçar no Blog uma pequena citação homenageando e marcando a companhia do químico Friedrich Wöhler durante estes meus anos. Quando tentei agregar alguns dados de Wöhler deparei com uma listagem significativa de químicos orgânicos, prêmios Nobel ou com extrema e reconhecida contribuição para a química. A cada semana do mês de Julho um ou mais químicos orgânicos famosos nasceram, tentei pinçar alguns, embora outros de imensurável contribuição também sejam nascidos em Julho, que vocês haverão de concordar que os citados a seguir deram inestimáveis contribuições e são amplamente conhecidos na área de química Orgânica. Mudei o foco e divido esta nominata com vocês, mas me sinto tentado a destacar Roald Hofmann, que entre inúmeras façanhas químicas, como autor de peças (O Oxigênio), autor de vários livros, entre eles “The same and not Same”, (ISBN 0-231-10139), Columbia University Press, NY, 1995. Se dia 18 é o Dia Nacional do Químico (Brasil) Julho é o mês da Química Orgânica. (Para sedimentar a proposta, iniciarei a garimpar químicos orgânicos brasileiros e o mês de nascimento).
A seguir a nominata dos Químicos aniversariantes de Julho. 
 4 de julho - Ernst Otto Beckmann, nascido em 1853: O Rearranjo de Beckmann em Química Orgânica é uma reação tradicional e amplamente usado na indústria.
10 de Julho - Kurt Alder, nascido em 1902: reação de Cicloadição de Diels-Alder, Prêmio Nobel em 1950 com Otto Paul Hermann Diels .
13 de julho - Stanislao Cannizzaro (1826): É seu, o esboço da filosofia química que foi fundamental para ganhar a aceitação de Hipótese de Avogadro e colocando pesos atômico sobre uma base comum; A Reação de Cannizzaro em química orgânica.
14 de julho - André-Jean-Baptiste Dumas nascido em 1800: Químico orgânico (isolou o antraceno do alcatrão da hulha); O conhecido método de Dumas que usa a densidade de vapor para determinação de massas atômicas e moleculares; A teorias de radicais orgânicos.  
15 de julho - Robert Bruce Merrifield (1921): síntese do peptídeos e reações em fase sólida; Prêmio Nobel em 1984
18 de julho - Roald Hoffmann (1937): A teoria dos orbitais moleculares Regras de Woodward-Hoffmann (conservação da simetria de orbital); Prêmio Nobel em 1981.
23 de julho - Vladimir Prelog (1906): A estereoquímica orgânica, incluindo regras de nomenclatura Cahn-Ingold-Prelog (Regras CIP); Prêmio Nobel em 1975
31 de julho - Friedrich Wöhler (1800): síntese de compostos orgânicos a partir de materiais inorgânicos (como o ácido oxálico e a uréia); isolamento de alumínio (Al) e berílio (Be); e a preparação do acetileno (etino) a partir de carbeto de cálcio.
a numeração segue a ordem de citação


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simetria em Química Orgânica

Química Orgânica e Financiamento na Pesquisa